historia terceiro ano
Objetivo
Esta lição visa mostrar como foi a trajetória do socialismo na política soviética. Quem forma os líderes de destaque e quais foram seus planos para o progresso do socialismo. Também mostrará como o socialismo afetou a China.
A trajetória política da União Soviética
Na realidade, a Rússia czarista tinha poucas chances de se transformar no primeiro país socialista. País agrícola por excelência, os operários representavam uma minoria em comparação a população. Ora, para Marx, escritor socialista de destaque, o agente da revolução socialista deveria ser justamente o proletariado industrial. Em sua ausência, o fator decisivo foi a existência de um partido de revolucionários profissionais, os bolcheviques, longamente preparados para a luta pelo poder. O líder desse partido era Lenin.
Em 1921, terminada a guerra civil, o Partido Bolcheviques, decretou o regime de partido único e esmagou a ferro e fogo a rebelião dos marinheiros de Kronstadt que reivindicaram mais democracia.
Além disso, o governo de Lenin e Trotski passou a reprimir manifestações e greves operárias em Petrogrado e outras cidades. Foi proibida também a formação de tendências políticas dentro do Partido Comunista.
Com a morte de Lenin, em 1924, o poder passou a ser disputado por Trotski e Stalin. Trotski havia sido presidente do soviete de Petrogrado em 1905 e 1917 e era ministro da Guerra e líder da oposição de esquerda.
Trotski tinha por objetivo ampliar a democracia no interior dos soviete e a propagação da Revolução pelos países industrializados. Stalin já defendia a tese da “construção do socialismo num só país”. Trotski perdeu a disputa entre 1927 e 1929. Mas em 1940, um agente de Stalin, Ramón Mercader, o assassinou no México.
Com Stalin no poder, a Revolução voltou-se contra muitos de seus lideres. Por volta de 1944, todos os membros do Comitê Central do Partido Comunista da