Compostos Inorgânicos de Carbono e Silício Propriedades de Metais
Nesses experimentos vamos trabalhar com o conceito de ácido-base em algumas de suas variantes. No primeiro, a elaboração de um desenho invisível que depois será revelado através de uma substância, traz a tona o conceito de indicador. No segundo experimentos, pode-se observar como ácido e base podem se equilibrar em uma solução, alterando algumas propriedades físicas como cor e obviamente químicas. Na terceira parte analisamos o pH das soluções salinas formadas a partir de ácido e base. Por fim porém não menos importante no último experimento trazemos o conceito de solução tampão, tão presente em nossas vidas.
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO 4
Identificação dos ácidos e bases 5
2.PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 6
4.CONCLUSÃO 15
5.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16
1. INTRODUÇÃO
Ácidos e bases (também chamadas de álcalis) são costumeiramente lembrados como substâncias químicas perigosas, corrosivos capazes de dissolver metais como se fossem comprimidos efervescentes. Mas a presença dos ácidos e base na nossa vida cotidiana é bem mais ampla e menos agressiva do que se imagina. Eles também são componentes usuais de refrigerantes, alimentos, remédios, produtos de higiene ou cosméticos. São ainda matérias primas indispensáveis em um vasto universo de aplicações industriais. A tal ponto que a produção de ácido sulfúrico e soda cáustica de um país chega a ser considerada um dos indicadores do seu nível de atividade econômica.
A definição mais tradicional dos ácidos e bases foi dada pelo cientista sueco Svante Arrhenius, que estabeleceu os ácidos como substâncias que - em solução aquosa - liberam íons positivos de hidrogênio (H+), enquanto as bases, também em solução aquosa, liberam hidroxilas, íons negativos OH-. Uma outra definição para ácidos e bases foi dada pelo dinamarquês Johannes N. Bronsted e pelo inglês Thomas Lowry, independentemente, ficando conhecida como definição protônica.