Compostagem
terra
cascalho (pedrinhas de aquário)
tesoura
grãos de feijão (cru)
fita crepe
jornal velho
caneta de retroprojetor
lixo orgânico: pode ser restos de alimentos (cascas de frutas e legumes), folhas, etc.
lixo não-orgânico: vidro (use um pequeno frasco INTEIRO), plástico (canudinhos, pedaços sacolas de plástico e outros), uma latinha de refrigerante e outra coisa que achar interessante. Não use nada que seja cortante como pedaços de vidro quebrado ou de latas de alumínio cortadas!
PACIÊNCIA! Esse é o principal "ingrediente". A experiência é demorada e só terá resultados depois de 2 meses após o início. Sua paciência será recompensada no final! Você pode fazer esta experiência num projeto para uma Feira de Ciências.
1. Corte as duas garrafas próximo ao ombro, como mostra a figura ao lado.
Faça alguns furos no fundo da garrafa. Tenha cuidado para não se cortar e peça ajuda de um ADULTO.
2. Forre uma superfície lisa com jornal.
3. Coloque um pouco de pedrinhas (pode ser cascalho para aquário) no fundo das garrafas cortadas; deve cobrir os furos que foram feitos no fundo. Isso vai ajudar a drenagem da água que for usada para regar esse seu novo "vaso" que está se formando. Junte cerca de 5 cm de terra sobre as pedras.
4. Sobre o jornal, separe o lixo em dois montinhos, para que cada uma das garrafas tenha a mesma coisa: se você tem uma casca de fruta, coloque uma parte dessa casca em cada uma das garrafas. Misture o lixo com terra e coloque nas garrafas. Tente fazer as duas iguais - com a mesma quantidade de lixo e terra.
5. Coloque mais terra sobre essa mistura para finalizar. Na superfície, espalhe alguns grãos de feijão (6 ou 7).
6. Usando um pedaço de fita crepe e a caneta de retroprojetor, marque uma das garrafas com uma etiqueta contendo os dizeres Vaso 1: "COM ÁGUA" e a outra garrafa, com uma etiqueta contendo Vaso 2: "SEM ÁGUA".
7. Coloque as