Inflação
A inflação é o aumento persistente e generalizado no valor dos preços. Quando a inflação chega a zero, dizemos que houve uma estabilidade nos preços.
A inflação pode ser dividida em : inflação de demanda; inflação de custos; Índice de Inflação.
Em economia a inflação é a queda do valor de mercado ou poder de compra com dinheiro.
Essa palavra inflação é utilizada para significar um aumento no suprimento de dinheiro.
De modo geral a palavra é usada como aumento de preços.
São vários os fatores que causam a inflação.
São eles: aproximação entre oferta e demanda agregada; choque de oferta; variação cambial; fenômeno inflacionário que atinja vários países; e a inflação passada.
Outras causas da inflação, é a emissão exagerada e descontrolada de dinheiro por parte do governo. Demanda por produtos, que seria um aumento no consumo maior do que a capacidade de produção do país e o aumento nos custos de produção.
Existe dois tipos de inflação: a de oferta e a de demanda.
A inflação de oferta, se verifica quando há escassez de produto.
A demanda ocorre quando a procura é maior do que a quantidade ofertada.
No nosso país, o principal instrumento para combater a inflação é a política de juros, cuja taxa básica (Selic) é fixada pelo Banco Central. A redução de gastos públicos também poderia contribuir para combater a inflação.
A Inflação é ruim para a economia de um país. Quem geralmente perde mais, são os trabalhadores mais pobres, que não conseguem investir o dinheiro em aplicações que lhe garantam a correção inflacionária.
No brasil existe vários índices que medem a inflação. Os principais são: IGP (Índice Geral dos Preços), IPC( Índice de Preços ao Consumidor), INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).