Resumo gestão de sistemas produtivos iii
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
CAIO CESAR MOITINHO ANSELMO
Resumo Gestão de Sistemas Produtivos III
Logística empresarial trata de todas atividades de movimentação e armazenagem que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final.
Nos anos 50 os mercados eram restritos e locais, a área de materiais e logística eram subordinadas a outras áreas, o início da evolução se dá na segunda guerra mundial, existia uma dificuldade muito acentuada no processo de comunicação e troca de informações,formação de lotes econômicos de compra.
Logística é o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo eficiente e economicamente eficaz de matérias-primas, estoque em processo, produtos acabados e informações relativas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes.
A sua missão é dispor a mercadoria ou o serviço certo, no lugar certo, no tempo certo e nas condições desejadas, ao mesmo tempo em que fornece a maior contribuição à empresa.
A logística cria valor para clientes e fornecedores e para acionistas este valor é expresso em termos de tempo e lugar.
Empresas buscam ou desenvolvem produtos para o mercado mundial. Estes produtos são produzidos onde os baixos custos de matéria-prima, componentes e mão-de-obra possam ser encontrados. Ou simplesmente a produção local é mantida e vendida para o mercado mundial.
Assim as linhas de suprimento e distribuição são estendidas se comparadas a empresas que desejam produzir e vender localmente, maximizar ao longo do tempo a relação da receita anual (devido ao nível de serviços prestados ao cliente) menos os custos operacionais do sistema logístico sobre o investimento anualizado no sistema