Compostagem
Matr. 2012.02.35808-1
Raphaella Evelyn Souza Alves
Matr. 2012.02.35814-4
Fábio Silva
Matr.
Metodologia Científica
Resende
2012
Metodologia Científica
Trabalho apresentado à disciplina de Ciências do Ambiente do curso de Engenharia de Produção da Universidade Estácio de Sá.
Orientador: Profª. Geraldo Lauria
Resende
2012
SUMÁRIO
1. TEMA 4
1.1 Delimitação do Tema----------------------------------------------------------------- 4
2. QUESTÃO PROBLEMA 5
REFERÊNCIAS 6
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem o objetivo mostrar dentro de uma proposta de resíduos aplicáveis com foco no desenvolvimento sustentável técnicas e benefícios da compostagem na região do Médio Vale do Paraíba.
Utilizamos como exemplo a Usina de Compostagem Vide Verde que é a primeira empresa de compostagem do Estado do Rio de Janeiro com matriz em Resende e uma filial em Magé.
1. COMPOSTAGEM
1.1 Definição
É o resultado da degradação biológica da matéria orgânica, em presença de oxigênio do ar, sob condições controladas pelo homem, tendo como produtos do processo: gás carbônico, calor, água e matéria orgânica "compostada". Por ser um processo aeróbico, não ocorre a liberação de metano – gás poluente liberado na decomposição anaeróbica de matéria orgânica em aterros sanitários.
1.2 Vantagens da Compostagem
A compostagem permite a reciclagem de matéria orgânica, evitando que seja depositada em aterros sanitários e possibilita a produção de um fertilizante orgânico natural que pode ser utilizado em jardins, hortas, árvores frutíferas e outros;
O composto ajuda a melhorar as características dos solos, com a sua