Compostagem
A eficiência do processo de compostagem está diretamente relacionada a fatores que proporcionam condições ótimas para que os microrganismos aeróbios possam se multiplicar e atuar na transformação da matéria orgânica.
Objetivo: diminuir a deposição de resíduos em aterros sanitários, aterros controlados ou simples lixões.
Compostagem no Município de Curvelo
O município de Curvelo que abriga aproximadamente 75.000 habitantes infelizmente não possui compostagem, o lixo das residências e de empresas é todo destinado a um lixão sem separação. Existe somente uma empresa privada que atual na área de separação do lixo, é a Ascare (Associação de Catadores de Resíduos), mas eles não trabalham com lixo orgânico.
Fica a dica para a população e para a administração que a compostagem é de extrema importância para o meio ambiente e para a saúde dos seres humanos.
Para que ocorra a compostagem de forma adequada, é necessário que as pessoas realizem a coleta seletiva do lixo, encaminhando o lixo orgânico para usinas de compostagem e os resíduos sólidos para recicladores. A compostagem também pode ser realizada em casa, seguindo algumas orientações técnicas básicas.
Fases da compostagem
O processo de compostagem pode ser dividido em duas fases, denominadas degradação ativa e maturação ou cura, embora alguns autores dividam esse mesmo processo em três fases distintas, conhecidas como decomposição, semimaturação e maturação ou humificação, onde a fase de semimaturação estaria envolvendo o final da fase de degradação ativa e grande parte da fase de maturação, quando comparada às divisões em apenas duas fases.
Utilização do composto
Com o final do processo o composto dura cerca de três a quatro meses, o composto final pode ser todo consumido no próprio município de varias formas,na agricultura, em jardins entre outros.
Vantagens e desvantagens
A implantação da compostagem pode gerar grandes vantagens dado que não se pode perder nada nos dias