Composição química das sacolas plásticas
Objetivos:
Entender como são formadas as sacolas plásticas;
Discutir o que são materiais biodegradáveis e sua utilização;
Experimentar a produção de um polímero natural.
Conteúdo:
Polímeros
Tempo estimado:
Duas aulas
Introdução
As sacolas plásticas utilizadas pelos consumidores e reutilizadas para a adição e descarte de lixo doméstico têm sido motivo de grandes discussões em todo o planeta. Afinal, de que são feitas? Porque demoram tanto tempo para se degradar?
Sacolas plásticas na mira
Calcula-se que 14 bilhões de sacolinhas sejam distribuídas nos estabelecimentos comerciais do país a cada ano - para então serem descartadas pelos fregueses e se transformarem em um dos mais danosos elementos da poluição ambiental.
Restringir o uso de sacolas plásticas tem impacto significativo no ambiente?
Sim, pois atualmente não há uso consciente nem descarte adequado desse tipo de embalagem. Embora fabricadas com material reciclável, estima-se que oito em cada dez sacolas plásticas sejam usadas como saco de lixo e, assim, tenham como destino os aterros sanitários. "Estimular o uso de embalagens duráveis é a principal vantagem dessas medidas, pois uma sociedade sustentável não pode se desenvolver com base em produtos descartáveis", diz Helio Mattar, presidente do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente. Em Belo Horizonte, depois que a lei que restringe o uso das sacolas plásticas entrou em vigor, em abril deste ano, 75% dos consumidores passaram a levar ao supermercado suas próprias sacolas reutilizáveis.
Desenvolvimento
1ª aula
Exposição teórica sobre a composição química das sacolas plásticas. Discussão do texto com os alunos. Solicitar aos estudantes que pesquisem na internet o tipo de material usado nas sacolinhas de supermercado, o tempo que elas levam para se degradar quando em contato com o meio ambiente e quais os materiais alternativos para substituí-las. Conclusão com eles que as sacolas plásticas