Sacolas Pl Sticas
Plásticas:
Destinações
Sustentáveis
e Alternativas de Substituição
Anelise, Bruno,
Maitê, Marcelo e
Vitor Hugo
Historicamente,
a inserção e crescimento das sacolas plásticas no mercado, substituindo as tradicionais embalagens de papel, teve início na década de 70.
Entre as vantagens do plástico pode-se destacar sua leveza, baixo custo, transparência, flexibilidade, e capacidade de suportar peso sem romper-se. Dada essas características, as sacolas plásticas, tem função de facilitar o transporte e proteger os produtos, reduzindo o desperdício que tem um fator de impacto significativo no aquecimento global.
Destinações das Sacolas
Plásticas Pós-Consumo
As
sacolas que não puderem mas serem reutilizadas devem ser limpas e colocadas no lixo reciclável, junto com os demais plásticos .
Cerca de 95% das sacolas termina em aterros. No entanto, por serem muito utilizadas para o acondicionamento de lixo, as sacolas plásticas deixam de estar disponíveis na cadeia de reciclagem mecânica.
Por essa razão, a indústria brasileira,vem fomentando a reciclagem energética, processo de geração de energia por tratamento térmico do lixo, como parte importante da solução do problema do lixo urbano não reciclável. Nesse processo utiliza-se o lixo urbano como combustível, recuperando seu potencial energético; reduz-se o volume do lixo e os efeitos nocivos da biodegradação do lixo orgânico nos aterros; decompõe-se termicamente o lixo e filtra os gases poluentes produzidos no processo, atendendo rigorosos limites de emissão exigidos pelas normas ambientais e liberando na atmosfera basicamente vapor de água e gás carbônico Uma sacolinha tem energia suficiente para manter uma lâmpada de 60 W acesa por 10 minutos. O Brasil possui apenas uma unidade piloto de usina de reciclagem energética, a Usina
Verde , louvável projeto da iniciativa privada no
Rio de Janeiro.
Como
solução para as sacolas plásticas deve-se incentivar o consumo sustentável: 1. Redução: