trabalho academico
CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
PROJETO DE PESQUISA
AS SACOLAS PLÁSTICAS E O MEIO AMBIENTE: Uma abordagem CTSA do ensino de química
ANA CAROLINA PAIVA DA SILVA
ERINETE FERREIRA DA SILVA
RAIANY ANIELLY SILVA CARDOSO
CUITÉ
2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
AS SACOLAS PLÁSTICAS E O MEIO AMBIENTE: Uma abordagem CTSA do ensino de química
Projeto de pesquisa apresentado à Professora Mestre Ladjane Pereira da Silva R. de Freitas, Disciplina Pesquisa no Ensino de Química, da Universidade Federal de Campina Grande.
CUITÉ
2013
A escolha do tema foi devido ao grande aumento do uso de sacolas que vem provocando inúmeros efeitos negativos sobre a sociedade e a natureza. Pela importância de se discutir sobre sacos plásticos que vem se disponibilizando em todos os lugares pelos comerciantes e consumidores, por serem práticos e de fácil manuseio, os sacos e sacolas plásticas por serem leves, com o vento acabam indo parar sobre árvores, fios de alta tensão, gramados, rios, lagos, ou seja, acabam poluindo as cidades e a natureza.
Quais os impactos ambientais causados pelas sacolas pláticas? Os sacos plásticos impedem a passagem da água caso entupam bueiros, causando enchentes, a demora da decomposição destes materiais sem duvida é um problema ambiental, pois são feitas de polietileno provindo do petróleo e do etileno, sua produção é altamente poluente ao meio ambiente. Causam impacto visual pelo acumulo no meio ambiente, podendo vir causar a morte de animais que venham a se alimentar de plásticos confundindo-os com alimentos.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Com o desenvolvimento do século XXI, um dos desafios, é o de construir e manter padrões sustentáveis de produção e consumo. Pode se distinguir dois tipos de abordagens do conceito de