Psicologo
“O príncipe e a princesa se casam e vivem felizes para sempre”. Isso só acontece em contos de fadas mesmo, né? Qualquer um que já se atreveu a juntar os trapos com o parceiro ou parceira sabe bem essa realidade. O sonho de que todos os problemas vão ter fim e de que o relacionamento vai viver nas nuvens, é sonho mesmo! As dificuldades triplicam e a intimidade torna-se um fator principal para as brigas.
Por que tantos problemas após o casamento? De onde veio toda esta complicação que no namoro nem se cogitava em existir? Tudo isso tem solução? Conversamos com o terapeuta e escritor, Sergio Savian, focado na consciência e melhoria das relações humanas, que nos explicou todos os detalhes da vida de recém-casado. Vamos prestar atenção, procurar aprender com as dicas e solucionar nossos (futuros) problemas.
Pra começo de conversa, Sergio revela as principais surpresas que o casal se depara quando casa: “Talvez a maior seja a constatação de que a relação mais íntima dá muito mais mão de obra do que se imaginava, além do fato de que casamento e sensualidade nem sempre caminham juntos”.
O mais engraçado é que casais que namoraram durante anos e pareciam viver uma realidade tranquila, após se unirem entram em crise: “Estes casais não tiveram habilidade para desenvolver uma convivência íntima harmônica e prazerosa, principalmente quando um deles, ou ambos, adota uma postura muito crítica em relação ao outro”, explica o terapeuta.
Savian explica que o casamento amplifica os problemas da relação. Se a comunicação é ruim, tende a piorar. Se os cônjuges não estiverem dispostos a se conhecer e assumir o crescimento pessoal como algo importante em suas vidas, o casamento corre o perigo de terminar muito rapidamente.
O maior problema, porém, se encontra na idealização do casamento. A menina acha que seu namorado é perfeito e vice-versa, os defeitos são sutis e após casados tudo será resolvido espontaneamente.