Produção e controle concreto
Este trabalho tem como objetivo apresentar alguns conceitos básicos sobre o concreto, suas propriedades e dosagem. Será ainda apresentado conceitos sobre os agregados miúdo e graúdo, suas densidades e granulometria. Em seguida será demonstrado os resultados obtidos na prática através dos procedimentos de ensaio realizado em laboratório, face a aplicação dos conceitos teóricos. Ao final, será possível avaliar se os resultados encontrados em laboratórios foram considerados satisfatórios ou não.
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
1. CONCRETO
Produto resultante do endurecimento de uma mistura, em determinadas proporções, de cimento, agregado miúdo, agregado graúdo e água. As funções da pasta (cimento + água) são:
✓ Dar impermeabilidade ao concreto; ✓ Dar trabalhabilidade ao concreto; ✓ Envolver os grãos; ✓ Preencher os vazios entre os grãos.
As funções do agregados são:
✓ Reduzir o custo do concreto; ✓ Reduzir as variações no volume (diminuição das retrações); ✓ Contribuir com grãos com resistência superior ao da pasta.
Tipos de Concreto
✓ Concreto Simples ou Hidráulico; ✓ Concreto Armado; ✓ Concreto Magro; ✓ Concreto Protendido; ✓ Concretos Especiais.
Classificação
Os concretos simples ou hidráulicos podem ser classificados:
- Quanto às propriedades dos aglomerantes: Comum, moderado calor de hidratação, alta resistência inicial, Resistentes à águas sulfatadas; baixo calor de hidratação - Quanto ao tipo de agregados: Leves, pesados e normais. - Quanto à consistência: Fracamente plásticos, mediamente plásticos e fortemente plásticos. - Quanto ao processo de mistura, transporte e lançamento: Manual e Mecânico. - Quanto ao processo de adensamento: Manual e