Tcc de aministração
Mayara Régia Alves de Almeida1
1 - Técnica em Meio Ambiente pela Faculdade de Tecnologia Centec mayararegiasjj@hotmail.com
INTRODUÇÃO:
Os resíduos sólidos apresentam grande diversidade e complexidade. As suas características físicas, químicas e biológicas variam de acordo com a sua fonte ou atividade geradora. Fatores econômicos, sociais, geográficos, educacionais, culturais, tecnológicos e legais afetam o processo de geração de resíduos sólidos tanto em relação à quantidade quanto à sua composição qualitativa. Uma vez gerado o resíduo, a forma como é manejado, tratado e destinado pode alterar suas características de maneira, que em certos casos, os riscos à saúde e ao ambiente são potencializados. (JÚNIOR, 2006).
A sacola plástica é um objeto utilizado no cotidiano para transportar pequenas e grandes quantidades de mercadorias. São também uma das formas mais comuns de acondicionamento do lixo domestico e, através da sua decoração com os símbolos das marcas, constituem uma forma barata de publicidade para as lojas que as distribuem. Dada a sua extrema leveza, quando não bem acondicionadas, têm a tendência de voar e espalhar-se pelo meio ambiente, causando grande poluição. (WIKIPÉDIA, 2008).
O plástico vem tomando conta do planeta desde 1862, quando foi inventado pelo inglês Alexander Parkes, reduzindo os custos dos comerciantes e incrementando a sanha consumista da civilização moderna. Tornando o consumidor um colaborador passivo de um desastre ambiental de grandes proporções com o derrame indiscriminado de plástico na natureza.
O Brasil é tido como o paraíso dos sacos plásticos, pois todos os supermercados, farmácias e o comércio varejista embalam em saquinhos tudo o que passa pela caixa registradora. E isso já foi incorporado na rotina do consumidor, como se o destino de cada produto comprado fosse um saco plástico. (TRIGUEIRO, 2007).
O plástico é considerado um material de fabricação de produtos de alta resistência, durabilidade e de baixo