Composição Gravimétrica de Resíduos Sólidos
Composição Gravimétrica de Resíduos Sólidos
Relatório de aula prática apresentado à disciplina de Gerenciamento e Tratamento de Resíduos Sólidos, do Curso Superior de Engenharia Ambiental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Londrina.
Professora Tatiane Cristina Dal Bosco
LONDRINA – PR
2012
AULA PRÁTICA: Composição Gravimétrica de Resíduos Sólidos
1. CARACTERIZAÇÃO DA AULA PRÁTICA
Data:
02 de dezembro de 2012
Local:
UTFPR – Câmpus Londrina e domicílios.
Objetivo:
1. Caracterizar os resíduos sólidos recicláveis gerados na UTFPR – Campus Londrina, quanto à sua composição gravimétrica, peso específico, e estimativa de geração per capita.
2. Caracterizar os resíduos sólidos recicláveis gerados nos domicílios, quanto à sua composição gravimétrica, peso específico, e estimativa de geração per capita.
2. JUSTIFICATIVA
A geração de resíduo é inevitável, pode-se afirmar ainda que a quantidade gerada seja irracional, pois isto é a conseqüência do modelo da sociedade atual, em decorrência do aumento de consumo e conseqüentemente de resíduos.
Devido ao aumento considerável da disposição inadequada dos resíduos sólidos, mais atenção vêm sendo dada a este assunto e mais estudos relacionados à gestão de resíduos estão sendo realizados.
A caracterização dos resíduos sólidos é de extrema importância pelo fato de se conhecer os resíduos que determinada população gera, podendo assim, identificar características de cada região, por ser uma ferramenta essencial na construção de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos, além de trazer benefícios para as cidades no que diz ao melhor aproveitamento através de reciclagens e reutilização.
Como uma forma de minimizar os efeitos causados pelos resíduos, devemos dar a estes, tratamento, ou destinação adequada, mas, para isto, é necessário conhecer características dos resíduos, a fim de encontrar a alternativa tecnológica mais adequada no que se refere à