COMPOSIÇÃO GRAVIMÉTRICA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: ESTUDO DE CASO – MUNICÍPIO DE CANELA – RS.
(representando as classes com poder aquisitivo predominantemente alto, médio e baixo) e a área central do município (maior concentração de hotéis, comércio e estabelecimentos gastronômicos).
A caracterização foi realizada em duas campanhas de acordo com a variação sazonal e taxa de ocupação da rede hoteleira do município (alta e baixa temporada). O método utilizado para o preparo das amostras consistiu em coletar aleatoriamente sacos de resíduos e acondicionar em quatro bombonas de 200 L. Os sacos foram rompidos e procedeu-se a homogeneização da amostra seguida de quarteamentos sucessivos até obter uma amostra final de 200L. Ao compararmos a alta e baixa temporada e os diferentes bairros amostrados verificam-se variações significativas para a geração dos resíduos. Os dados obtidos fornecem subsídios para avaliar a eficiência do sistema de coleta em vigor, relativamente aos resíduos oriundos da coleta seletiva. PALAVRAS-CHAVE: Resíduos sólidos, Gerenciamento de resíduos, Composição gravimétrica.
Aplicar Foto INTRODUÇÃO
O planejamento integrado da gestão de resíduos sólidos gerados em municípios turísticos deve ser pautado em critérios que atendam as especificidades e missão desses municípios, como também, a partir de uma análise das diversas alternativas tecnológicas e operacionais disponíveis. Para a gestão racional e definição de uma disposição final ambientalmente segura, é preciso realizar um diagnóstico dos resíduos gerados, destacando-se a determinação da composição gravimétrica ou caracterização quali-quantitativa dos mesmos.