Graduando
Introdução
A caracterização de resíduos sólidos é um método que auxilia o gerenciamento adequado, pois é uma ferramenta que responde varias informações necessárias como a quantidade gerada, quais os residuos gerados, o tipo e composição dos residuos. Os resíduos sólidos urbanos compreendem a limpeza urbana e os resíduos domiciliares, essa classe de resíduos pode variar em termos de geografia, clima, periodo do ano, demografia, aspectos socioeconomicos e culturais. Para caracterizar os resíduos sólidos é necessário conhecer o peso específico, composição gravimétrica, teor de umidade, compressividade, geração per capita, poder calorífico e relação carbono/nitrogênio. Conhecendo esses parâmetros pode se saber se o resíduo é reciclável ou não, se é necessário tratamento antes da disposição final,etc. Esse relatorio consiste na determinação da composição gravimétrica e da geração per capita dos resíduos sólidos de um domicilio.
Métodos Os resíduos utilizados foram gerados na duração da rotina de um dia de um domicílio em que vivem seis pessoas, o qual armazena separadamente os tipos de resíduos gerados. Como a quantidade era muito pequena não foi necessário utilizar o método do quarteamento, apenas foi medido o massa total dos resíduos e o massa de cada tipo separadamente para o calculo da composição gravimétrica e da geração per capita.
A partir das massas obtidas determinou-se a geração per capita dividindo-se a massa total pela quantidade de pessoas que residem no domicilio. A composição gravimétrica foi determinada pela porcentagem da massa de cada resíduo em relação a massa total de resíduos.
Resultados A geração per capita determinada foi igual a 0,37 kg/hab. Os resíduos gerados pelo domicilio foram: materia orgânica, plástico e trapos. Os resultados das massas obtidas e da composição gravimétrica estão abaixo:
Tabela 1. Massa dos resíduos coletados Materia Orgânica Plásticos Trapos Total