Analise da composição Gravimétrica dos Resíduos Sólidos
URBANOS DE ONZE MUNICÍPIOS DO NOROESTE DO RIO GRANDE DO
SUL
Jackson Casali 1
Gislaine P. Mello Alves2
Resumo
Com o aumento do poder de consumo e a aparição cada vez maior de produtos industrializados, há uma crescente produção de resíduos sólidos urbanos (RSU) e uma necessidade cada vez maior de soluções para o manejo desses resíduos. O estudo da composição gravimétrica é uma caracterização dos componentes existentes nos resíduos. O presente artigo tem como objetivo caracterizar os RSU que tem como destino final o CITEGEM, localizado no noroeste do Rio Grande do Sul, que atende a demanda de onze (11) municípios da região, abrangendo aproximadamente 79000 habitantes.
Palavras Chave: separação do lixo.
1
composição
gravimétrica,
Pós Graduando em Gestão Ambiental – UCEFF;
Engenheiro Químico – UNOCHAPECO;
E-mail: jacksoncasali@hotmail.com
resíduos
2
sólidos
urbanos,
Engenheira Civil - UPF
Especialista em Tecnologia Ambiental - UPF
Mestre em Engenharia –UPF
E-mail gislaine@pmpf.rs.gov.br
INTRODUÇÃO
Um problema comum na sociedade nos dias atuais é o excesso de resíduos produzidos per capita diariamente, o que acarreta a necessidade de reaproveitamento dos resíduos para que haja um impacto menor no meio ambiente. Um maior conhecimento desses resíduos, na sua composição, pode ajudar a minimizar essa problemática.
A caracterização dos resíduos se faz importante no sentido em que as políticas públicas podem ser melhor aplicadas, ajudando para que a população tenha maior consciência e colabore mais efetivamente com a separação dos resíduos em suas próprias residências.
Um método relativamente simples, porém muito eficaz de caracterização dos resíduos é a analise de composição gravimétrica dos resíduos, que se constitui por uma estratificação realizada in situ no momento em que os resíduos chegam à estação de triagem e tratamento.
Tendo em vista a