Revoluçao Russa
A situação na Rússia foi se tornando cada vez mais insuportável, até que em 1905, no chamado ensaio geral, eclodiram diversas revoltas contra o regime czarista.
Mas foi somente em 1917, depois de duas grandes revoluções, que se instaurou no país uma forma de governo diferente de todas aquelas vistas até então. Em novembro daquele ano, com a ajuda de operários e camponeses, Vladimir Lênin, Leon Trótski e Joseph Stálin, junto com os outros comunistas notáveis, assumiram a direção do governo Russo e fundaram o primeiro estado socialista da história.
Rússia Czarista
Os trabalhadores rurais viviam em extrema miséria e pobreza, pagando altos impostos para manter a base do sistema czarista de Nicolau II. O czar governava a Rússia de forma absolutista, ou seja, concentrava poderes em suas mãos não abrindo espaço para a democracia. Mesmo os trabalhadores urbanos, que desfrutavam os poucos empregos da fraca indústria russa, viviam descontentes com o governo do czar.
No ano de 1905, Nicolau II mostra a cara violenta e repressiva de seu governo. No conhecido Domingo Sangrento, manda seu exército fuzilar milhares de manifestantes. Marinheiros do encouraçado Potenkim também foram reprimidos pelo czar.
Começava então a formação dos sovietes (organização de trabalhadores russos) sob a liderança de Lênin. Os bolcheviques começavam a preparar a revolução socialista na Rússia e a queda da monarquia.
A Rússia na Primeira Guerra Mundial
Faltavam alimentos na Rússia czarista, empregos para os