Comportamento
Basicamente, pode-se dizer que administrar o comportamento do ser humano é administrar aquilo que uma pessoa faz enquanto participante de uma organização. Para isso, é preciso enfatizar o ambiente onde a pessoa está inserida e não apenas suas ações. O ambiente deve ser tratado como foco principal do administrador para que sejam feitas as intervenções necessárias. Em cada situação vivenciada nesse ambiente existem diversas variáveis, que devem também ser identificadas para uma posterior modificação. Dentro de um contexto organizacional essas variáveis podem ser identificadas como: Recursos disponíveis (conhecimento, experiências), cultura organizacional, gestão administrativa e características estruturais (burocracia, hierarquia).
Existem três aspectos básicos para que se possa administrar o comportamento humano no âmbito organizacional. O primeiro é a necessidade de entender que o comportamento humano é produtor de alterações na natureza, ou seja, as pessoas interagem com o ambiente, transformando-o e modificando a si mesmas. O segundo aspecto é o da identificação das variáveis que influem nas ações humanas. O terceiro e último aspecto é superar a idéia de que essas variáveis são internas, entendendo assim, que o que determina o comportamento das pessoas é também o ambiente na qual ela se encontra.
O comportamento organizacional
Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano e tem como objetivo ajudar a entender as ações realizadas pelas pessoas dentro da organização, verificando os motivos que condicionam tais ações e todas as possíveis alterações que o meio e as relações sociais, ao longo da vida, proporcionam a cada individuo, analisando, por fim, a melhor maneira de lhe dar com esse comportamento dentro de um sistema organizacional.
As finalidades do comportamento organizacional correspondem à explicação, previsão e controle do comportamento humano. A