Comportamento
[pic]
Orientadora: Professora Yara Valione
Administração 1º sem
Período Noturno da Faculdade Ibirapuera.
DISTÚRBIOS PSICOLÓGICOS
Trabalho apresentado à disciplina de Psicologia Aplicada ao curso de Administração 1º sem
Período Noturno da Faculdade Ibirapuera.
Orientadora: Professora Yara Valione
São Paulo
2011
Introdução
Distúrbios psicológicos são alterações do funcionamento da mente que prejudicam o desempenho da pessoa na vida familiar, na vida social, na vida pessoal, no trabalho, nos estudos, na compreensão de si e dos outros, na possibilidade de autocrítica, na tolerância aos problemas e na possibilidade de ter prazer na vida em geral.
Isto significa que os transtornos mentais não deixam nenhum aspecto da condição humana intocado. Podemos então afirmar que os transtornos mentais não têm uma causa precisa, específica, mas que são formados por fatores biológicos, psicológicos e sócio-culturais.
O que é Comportamento? Luis
O comportamento é definido como o conjunto de reações de um sistema dinâmico em face às interações e realimentações propiciadas pelo meio onde está inserido. Exemplos de comportamentos são: comportamento social, comportamento humano, comportamento animal, comportamento atmosférico, etc
Em psicologia, o comportamento é o conjunto de procedimentos ou reações do indivíduo ao ambiente que o cerca em determinadas circunstâncias, o meio. Pode designar um grupo de actividades ou limitar-se a uma só, o comportamento singular. O termo tem sua origem em 1908 com Henri Piéron na França e em 1913 com John B. Watson nos Estados Unidos associado a redefinição do objecto de estudo da psicologia, isto é, se ela estudaria apenas as acções observáveis do ser humano e dos animais ou também os sentimentos e pensamentos.
Há controvérsias entre os psicólogos quanto a aplicação do termo. Ranzoli, por exemplo, exclui de tal conceito as reacções típicas da espécie e enquanto Daniel Lagache não