Bactérias gênero chlamydia
As bactérias da família Chlamydiaceae são Gram-negativas possuem forma cocóide, são intracelulares obrigatórias, com ciclo de vida que se alterna entre formas infectantes (corpos elementares CE) e vegetativas (corpos reticulados-CR). É um gênero de bactérias com capacidade metabólica limitada e crescimento restrito ao meio intracelular, através de um ciclo reprodutivo peculiar. A Chlamydia trachomatis é um patógeno exclusivo de humanos. Em virtude do pequeno tamanho e do parasitismo intracelular obrigatório, as clamídias foram consideradas vírus. Entretanto, possuem parede celular característica, ribossomos, DNA, RNA e funções metabólicas que confirmam sua natureza bacteriana.
A primitiva correlação da clamídia com as doenças sexualmente transmissíveis (DST) ocorreu em 1910, quando foi descrita a associação de conjuntivite de inclusão em recém-nascidos, a uretrite não-gonocócica (UNG) e cervicite materna. Nos anos 30, foi relacionada ao linfogranuloma venéreo (LGV). Estas bactérias infectam várias espécies de animais domésticos e selvagens, além do homem, causando manifestações clínicas bastante variadas. Dependendo da espécie animal envolvida, pode ocorrer aborto, pneumonia, rinite, conjuntivite, artrite e enterite, entretanto é comum a ocorrência da infecção em animais clinicamente sadios (SHEWEN, 1980; EVERETT, 2000).
Taxonomia
Filo Chlamydiae
Ordem Chlamydiales
Família Chlamydiaceae
Gênero Chlamydia
Espécies: C. trachomatis, C. suis e C. muridarum.
- JÁ FORAM CLASSIFICADOS COMO VÍRUS, VISTO SEREM ORGANISMOS INTRACELULARES OBRIGATÓRIOS!
Características morfo-estruturais:
- bactérias intracelulares obrigatórias;
-Anaeróbica - por serem consideradas “bactérias intracelulares obrigatórias”, só será anaeróbica quando estiver dentro de uma célula. Tanto que elas já foram consideradas como vírus..;
- forma esférica - cocos;
- parede celular semelhante à de bactérias gram-negativas;
- duas formas morfologicamente distintas: