Comportamento organizacional
Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano e tem como objetivo ajudar a entender as ações realizadas pelas pessoas dentro da organização, verificando os motivos que condicionam tais ações e todas as possíveis alterações que o meio e as relações sociais, ao longo da vida, proporcionam a cada individuo, analisando, por fim, a melhor maneira de lhe dar com esse comportamento dentro de um sistema organizacional.
As pessoas são o maior potencial nas organizações e o desenvolvimento deste potencial se chama comportamento organizacional. Ele parte com o objetivo de ajudar às pessoas, a estrutura, a tecnologia e o ambiente a se combinarem num sistema que tem como resultado uma organização de recompensa, que serve aos objetivos empreendedores, sociais organizacionais e de um caráter humano, social.
Atualmente as empresas, apesar de tentarem incentivar os seus colaboradores a práticas como a criatividade, intuição e sensibilidade, elas as inibem desses comportamentos já que seus funcionários são expostos a um intenso ritmo de trabalho e uma competição acirrada, estabelecendo padrões de desempenho e conduta. O próprio sistema acaba por desestimular os funcionários, contrariando a política da gestão de pessoas.
Verifica-se, que o pensamento quanto ao ser humano dentro das organizações está mudando, hoje há uma maior preocupação com a individualidade dos funcionários. As empresas não trabalham para direcionar os seus colaboradores a um pensamento pronto, e sim para que desenvolvam suas próprias idéias e conseqüentemente a própria organização.
Os sistemas abertos e fechados e a emergência, conceitos concebidos por estudiosos como Morin, Bertalanffy e Johnson, possuem conexões e divergências, e são aplicáveis em alguns tipos de organizações inseridas no mundo de elevada troca de informações, como colônias de formigas e de abelhas e grupos de cooperativas agrícolas. Questiona-se, porém, sobre a