Comportamento organizacional
É um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas. A partir desse contexto, encontram-se três considerações importantes: enfoca comportamentos observáveis, tais como conversar com colegas de trabalho; utilizar equipamentos ou preparar um relatório; estuda o comportamento das pessoas tanto como indivíduos quanto como membros de unidades sociais maiores; também analisa o "comportamento" dessas unidades sociais maiores - grupos e organizações - pôr si.
Entre os níveis de estudos dos comportamentos organizacionais, destacamos:
Nível Individual: Estuda as expectativas, motivações e competências que a cada colaborador demonstra individualidade através de seu trabalho.
Nível Grupal: Estuda a formação das equipes, grupos, as funções desempenhadas por estes, a comunicação e interação uns com os outros, além da influência e o poder neste contexto.
Atualmente, encontra-se dividido em três áreas bem distintas, cada uma com suas próprias bases nas ciências sociais:
Comportamento microorganizacional: que deriva da psicologia e da pesquisa comportamental.
Comportamento mesoorganizacional: originado da psicologia social e da sociologia interacionista.
Comportamento macroorganizacional: derivado da economia, da sociologia estrutural, da antropologia cultural e da ciência política.
Hoje em dia, o espírito de Liderança é muito valorizado, tanto no campo profissional como no pessoal, ser Líder não é ser "chefe" ou "gerente", é muito diferente disto. Os Líderes autênticos são pessoas que já absorveram a verdade fundamental da existência: que não é possível fugir das contradições inerentes à vida. O comportamento de Liderança envolve funções como planejar, dar informações, avaliar, arbitrar, controlar, recompensar, estimular, punir, compreender, etc. O líder deve ajudar o grupo a satisfazer suas necessidades.
1.2- SISTEMAS ABERTOS E SISTEMAS