Comportamento organizacional
1. Extroversão x Introversão: o primeiro voltado para o mundo exterior, enquanto o segundo para o mundo interior
2. Pensamento x sentimento: pessoas de “pensamento” tornam decisões de forma racional, enquanto pessoas de “sentimento” tomam decisões com base na emoção.
3. Sensação x intuição: Os indivíduos voltados para a sensação preferem focar nos detalhes, ao passo que os intuitivos se concentram em temas mais amplos.
4. Julgamento x percepção: As do tipo “julgamento” gostam de terminar tarefas e as do tipo “percepção” gostam do processo de elaboração e buscam maior numero de informações.
Todos nós temos um pouco de cada comportamento, embora sempre tenha um que domine mais nossas ações.
Analise Transacional se constitui de um conjunto de técnicas que visam a mudança. Chama-se transacional, por estudar, analisar as trocas de estímulos e respostas entre os indivíduos ou transações entre indivíduos.
Estrutura da Analise Transacional
Subsistema exteropsiquico: compreende o registro de condutas aprendidas e modeladas das figuras chamadas parentais. É a sede dos valores, da moral e dos preconceitos.
Subsistema neopsiquico: é o mecanismo de processamento de dados e de avaliação da realidade. Logico e dedutivo é chamado de Estado de Ego Adulto.
Subsistema arqueopsiquico: contem os vestígios da infância e opera a partir dos sentimentos, chamado de Estado de Ego criança, manifesta-se por meio de emoções e da busca da satisfação de necessidades.
Estado de Ego do Pai: é uma espécie de reservatório ou deposito de normas, valores, preceitos e modelos de conduta.
É divido em:
Pai critico: educa criticando, controla os outros. Atua de forma autoritária, é justo e firme.
Pai nutritivo: dá permissão para pensar e agir, incentiva o crescimento, pode exagerar na proteção.
Estado de Ego adulto: é parte da nossa personalidade racional. É adaptável, organizado e objetivo.
Estado de Ego criança: este estado surge logo que a criança nasce. Ele