Comportamento organizacional
(uma linha)
(outra linha)
Resenhado por:
Leonardo Alves dos Santos - 12/0124793
Universidade de Brasília
Psicologia Aplicada à Administração
(uma linha)
Habilidades interpessoais são importantes em vários aspectos da vida profissional. Conhecimento técnico é importante, porém executivos de sucesso também precisam possuir habilidades interpessoais para trabalhar com outras pessoas. As habilidades de liderança e de comunicação se tornam decisivas para apontar quais as carreiras efetivamente vão decolar e os executivos perceberam isso antes mesmo das escolas de administração.
Mas que tipo de atividades executivos desempenham? Onde elas são executadas? Eles realizam trabalhos por meio do trabalho de outas pessoas. Tomam decisões, alocam recursos e dirigem as atividades de outros com a intenção de atingir objetivos determinados da organização(unidade social conscientemente coordenada).
Como uma das principais figuras da organização o executivo possui funções, papéis e habilidades que lhe são inerentes.
Entre as suas funções se destacam o planejamento (definição de metas, estratégias e planos para integrar e coordenar as atividades), a organização (priorizar e delegar tarefas e definir a instância onde as decisões serão tomadas), a liderança (dirigir e coordenar pessoas) e o controle (monitoramento, controle e correção de possíveis erros).
Segundo Henry Mintzberg os executivos possuem dez papéis diferentes: figura de proa, líder, ligação, monitor, disseminador, porta-voz, empreendedor, gerenciador de turbulências, alocador de recursos e negociador. Que por sua vez são agrupados em papéis interpessoais (figura de proa, líder, ligação), papéis de informação (monitor, disseminador, porta-voz) e papéis de decisão.
No que tange as habilidades elas podem ser classificadas em: * Técnicas: aplicar conhecimentos específicos da sua