Comportamento organizacional
1. Introdução
O Comportamento Organizacional é o estudo que tem como objetivo investigar os indivíduos, grupos e a estrutura dentro das organizações bem como a melhora continua pelos bons resultados.
Ainda dentro desse âmbito a boa administração é indispensável, desde que os três conceitos iniciais desse estudo sejam aplicados de maneira consciente e responsável nas diversas situações de trabalho, onde se entende que o comportamento humano, dependerá da formação de cada grupo e da estrutura em si.
Na contemporaneidade, os processos aplicados tendem a desafios e as oportunidades, e cabe à organização guiar e estimular a melhora das habilidades técnicas, humanas e conceituais, aplicados com conhecimentos práticos, capacidade de trabalhar em grupo e políticas internas, a fim de mensurar as variáveis no nível desse sistema, que dependem também das práticas de Recursos Humanos, clima e cultura interna da organização.
Tendo em vista, a formatação do processo a ser aplicado e seguido conforme verificado pelas ciências do Comportamento Organizacional, o alcance das metas e objetivos pré-estabelecidos pela organização, que se apoia a outras ciências, como a Psicologia, a Sociologia, a Psicologia Social, a Antropologia e as Ciências Políticas.
2. Desenvolvimento Teórico – Comportamento Organizacional
Acredita-se que o Comportamento Organizacional teve origem no início do século XX, onde surge notadamente à evolução da sociedade no ramo industrial, e se identifica a necessidade de envolver mais pessoas, logo, o volume de recursos para as indústrias teve uma ascendente, bem como os diversos desafios de compreender o comportamento dos indivíduos dentro das empresas.
Uma publicação de 1776 de “A Riqueza das Nações”, de Adam Smith, é citada pela primeira vez o “princípio da especialização” e “princípio da divisão do trabalho”. Este foi o marco inicial para diversos autores da época, que tiveram como base o pensamento administrativo por várias