Comportamento organizacional
Comparando Culturas Organizacionais
1- Identifique o perfil da cultura da Organização A e da Organização B.
R- A organização A tem um perfil conservador, tradicional, e sua cultura é se preservar assim com suas regras e regulamentos, uma empresa que não evolui, pois nunca está aberta há outras opções e não utilizam novas tecnologias. Essas empresas acabam deixando de lado opiniões de seus colaboradores e se recusam a tomar decisões por medo das criticas que receberão.
Já a organização B tem um perfil moderno, busca renovar seus serviços, oferece interatividade com seus clientes e também se destaca no tratamento de seus funcionários, ouvindo suas opiniões e praticando uma administração participativa.
2- Quais dos pontos positivos e negativos da Organização A e da Organização B?
R- Na Organização A o ponto positivo é que mesmo sendo antiga e às vezes severa, Ela atinge seus objetivos, avalia o desempenho de seus colaboradores individualmente, se mantém firme no mercado mesmo sendo tão conservadora, o ponto negativo é que a empresa não estimula seus funcionários, não investem em novas idéias ou tecnologias e aplicam muitas regras que se não são obedecidas são severamente corrigidas. Já na organização B podemos ver funcionários motivados por poder interferir nas decisões e tendo uma maior liberdade de interatividade na empresa, assim gerando promoções e a empresa ganhando reputação de ser uma ótima empresa para trabalhar, o ponto negativo é que com poucas regras e regulamentos seus funcionários porem não ter comprometimento com a empresa.
3- Quais os reflexos dessas culturas em seus respectivos empregados (Organização A e B), ou seja, seus comportamentos e atitudes e suas formas de pensar e agir?
R- Na organização A, seus funcionários são aplicados, pois sabem que a cultura da empresa é continuar rígida para manter sua produtividade constante. Seus administradores são rígidos e organizados, e isso interfere