Comportamento Organizacional
Essa definição coloca em evidência uma série de elementos – chaves à compreensão do CO.
Em primeiro lugar, mostra que a organização formal, ainda que importante, é apenas uma de suas preocupações; em segundo lugar, incluem entre seus objetivos de estudo os indivíduos, os grupos e o ambiente onde opera a organização; em terceiro lugar, a partir de uma visão sistêmicas, procura estudar as inter-relações e inter-dependência entre os elementos antes citados; em quarto lugar, entende que as organizações são ficções legais e, portanto, são os indivíduos que atuam em tais organizações os que efetivamente fazem com que elas sejam eficientes, eficazes e efetivas; e, finalmente, se quisermos entender de CO necessitamos estudar atentamente as chamadas Ciências Comportamentais.
Ciências comportamentais: CO é uma área de conhecimento relativamente nova. Para melhor compreender as pessoas, as organizações e o contexto, os pesquisadores e praticantes de CO tinham de contar com informações provenientes de muitas disciplinas diferentes. Tais informações de caráter variado e complexo, uma vez processadas e ordenadas, nos permitem estudar o funcionamento das pessoas nas organizações de uma forma sistemática e nos levar além da simples intuição.
Comportamento Organizacional e sua orientação Contingencial: Esta abordagem esta orientada para desenvolvimento de ações gerenciais mais apropriadas a uma situação especificas e às pessoas envolvidas. Considerando e ponderando as variáveis relevantes da situação, o gerente pode agir no sentido de desenvolver o