Comportamento organizacional
CURSO DE GESTÃO COMERCIAL (1ªSÉRIE)
VÂNIA FIDELIS DE SOUZA – 6570946129
PRISCILA COUTINHO SANTANA LOHMANN - 6950464584
MARLOS PEREIRA JUNIOR - 6901439306
MOISÉS JOÃO DE ESPINDULA - 6952480815
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO: Roteiro de preparação para negociação salarial
PROFESSORA: KAREN GRUBERT ROJAS
JOINVILLE
24/04/2013
No artigo elaborado por Cícera das Dores de Caldas define negociação como um meio de se obter resultado em um conflito em que ambas as partes saiam satisfeitas, sem haver nenhum enfrentamento, mais sim comunicação e harmonização.
Para se obter um resultado satisfatório em uma negociação é também preciso saber e entender que existem vários estilos de negociação e que cada pessoa tem um ou mais estilos de negociar.
Durante uma negociação é possível identificar o seu próprio estilo e o estilo do outro negociador, para que então possa desenvolver suas estratégias, fazer um planejamento e tornar a fraqueza identificada no outro negociador em forças e argumentos para se obter um melhor resultado.
Ressaltando de que não se pode rotular nem o outro negociador, nem a si mesmo, pois cada pessoa utiliza vários estilos de negociação, variando as circunstâncias diferentes apresentadas em cada negociação.
Para Fischer e Ury (1985) negociação envolve comunicação bilateral e três etapas-chaves, sendo a primeira informações, planejamento e discussão.
Em uma negociação com comunicação os envolvidos passam a ter um relacionamento mais funcional, eliminando assim os mal entendidos e obtendo então um resultado eficiente.
Já para Martinelli e Almeida, a negociação é um conceito que está em contínua formação, que visa a satisfação de ambas as partes, tendo em vista sempre que é preciso separar as pessoas envolvidas dos problemas em questão, concentrando-se nos interesses e buscando critérios objetivos para que se possa resolver o problema ou conflito, destacando que em uma negociação sempre um lado sai ganhando e é