Críticas conceito de vida do produto
O conceito de CVP ajudas os profissionais de markting e interpretar a dinâmica do produto no mercado, mas a teoria do CVP não ficou livre das críticas , segundo esses críticos, os profissionais de markting raramente conseguem afirmar em que estágio o produto se encontra.Um produto pode parecer maduro quando na verdade atingiu apenas um estágio anteriora outra reviravolta.Os críticosdefendem que o padrão CVP resulta de estratégia de markting, e nao de caminho inevitável, obrigatoriamente seguido pelas vendas.
Evolução do mercado
Como o foco do CVP está no que está acontecendo a um produto ou uma marca específica, e não no que esta acontecendo no mercado como um todo, seu resultadoé um panorama orientado para o produto, e não para o mercado. as empresas precisam visualizar um caminho evolucionário do mercado a medida que este sofre influênciade novas necessidades, concorrentes, tecnologias, canais e acontecimentos; ao longo de sua existência o produto ou amrca deve evoluir como o mercado.
Conclusão
O ciclo de vida de um produto é um conceito (ou modelo) que mostra a evolução de um produto ou serviço no mercado.É o curso descrito pelas vendas e pelo lucro de um produto durante sua permanência no mercado.
Na etapa de desenvolvimento, o produto é bastante caro, tendo em conta que não gera lucros. Ao entrar no mercado, o produto começa a vender-se, ainda que com um baixo nível de vendas. Na etapa de crescimento do produto, os custos começam a reduzir pela produção em escala e aumentam os rendimentos. O ciclo continua com uma etapa de maturidade onde se alcançam os níveis máximos de vendas e a maior rentabilidade. FinalmenteO ciclo de vida de um produto é um conceito (ou modelo) que mostra a evolução de um produto ou serviço no , vem a etapa de declínio, em que as vendas, os preços e os lucros caem
Para uma organização possuir bons produtos e estiver continuamente inovando em produtos, pela cultura empreendedora