Comportamento Organizacional
É natural de toda empresa ter sua própria cultura e estrutura organizacional. Em algumas ocasiões é necessário se reinventar ou se adequar a cultura de um determinado local ou demanda do mercado. Mas em outras ocasiões, a empresa pode se destacar e influenciar diversos meios por sua ousadia e inovação.
O comportamento organizacional visa trazer maior entendimento sobre as falhas ou lacunas empresariais para o desenvolvimento contínuo e assertivo de soluções, para que descubra e mantenha novos talentos, estimular o engajamento entre os stakeholders e evitar o turnover.
Para que a gestão de pessoas esteja sempre em melhoria contínua, a compreensão do comportamento organizacional se torna fundamental para que seja previsto e evitado atritos pessoais entre líderes e/ou funcionários. Conhecendo bem o grupo em que se trabalha, é possível adequar funcionários com talentos para outras funções, focalizar pontos que necessitam de aprimoramento e garantindo o melhor aproveitamento da competência de todos, o que define bem o que é o comportamento organizacional.
Objetivos:
O objetivo principal consiste em adquirir uma visão e entendimento de diversos fatores que podem influênciar de maneira positiva ou negativa a dinâmica, eficiência ou eficácia de um determinado grupo ou indivíduo no ambiente empresarial.
Assim que implantado esse método de trabalho, é necessário reunir informações sobre os resultados obtidos para que possa ser formado novos talentos e retendo colaboradores, para que possa ser gerado benefícios tanto para a empresa quanto ao colaborador. Saber trabalhar o material humano para atingir níveis significantes de melhoria contínua fazem com que seja destacado o diferencial de uma organização. Seja para atrair demanda, mídia, ou até mesmo o interesse de colaboradores em trabalharem nessa organização.
Métodos:
São necessários fatores essenciais para que tenha bons resultados o gerenciamento de pessoas em uma