Comportamento organizacional
Nosso objetivo é apresentar o grande desenvolvimento nas organizações, em que muitas delas mostram medo de aplicar novos conceitos internos, mas toda empresa deve criar planejamentos futuros. Fazer somente o necessário acaba de tornando desleixo e o grupo de colaboradores acaba entrando em rotina, sendo assim, não há interesse entre eles para desafios.
Os líderes devem incentivar o funcionário para que haja agilidade e também para que ele adquira experiência e motivação, no momento em que se adquire confiança, e que o funcionário saiba usá-la, está se mostrando um líder e não um chefe. O chefe não dá liberdade para que seus funcionários possam sentir-se seguros de si e não se sentiram num ambiente agradável.
Os sistemas abertos realizam ações transparentes, já os sistemas fechados são isolados e independentes. Empresas que adotam o sistema aberto têm maior produtividade, e os setores trocam informações para se informarem quais são as dificuldades da empresa e quais são as soluções. Já as que adotam o sistema fechado operam numa forma antiga, uma gestão mais autoritária. O que causa o medo de mudança na organização.
Citamos também, alguns dizeres de mestres que, em seus livros, nos mostraram grande parte de seu conhecimento e que você possa fazer uma leitura agradável e a partir desta esteja satisfeito com as explicações.
CAPÍTULO 1
1.1 Definições de Comportamento Organizacional – Princípios
Comportamento Organizacional é a ciência que busca estudar o comportamento humano em situações de mudanças individuais ou em grupo e possuem um papel considerável na vida dos mesmos dentro das empresas, pois são responsáveis pelo modo em que as pessoas exercem suas funções dentro de seu local de trabalho.
Segundo Chiavenato (1999) Comportamento Organizacional é o estudo da dinâmica das organizações e como os grupos e