Comportamento organizacional
Visão mais recente sobre Negociação: Conseguir ter ambos os lados satisfeitos e com suas necessidades básicas supridas. Promover um relacionamento duradouro entre as partes, levando a novas negociações futuras (ganha-ganha).
Visão do passado: Atender as próprias necessidades, sem se preocupar com o outro lado envolvido na negociação. Mentalidade de se levar vantagem (ganha-perde). Não contribuía para manter um relacionamento futuro. Uma parte se sentia lesada.
DEFINIÇÕES
“Negociação é um processo de comunicação bilateral, com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta” (Fisher & Ury, 1985).
Bilateral, satisfazendo a ambos os lados envolvidos;
Necessidade de se chegar a uma decisão conjunta (ganha-ganha).
A negociação pode ser praticada tanto para resolver questões pessoais, como para questões profissionais, em ambientes políticos, comerciais, diplomáticos, institucionais, gerenciais, jurídicos, trabalhistas, de libertação de reféns, entre outros. Diante dessa grande diversidade de contextos, existem muitas definições e formas diferentes de abordar o assunto.
Na prática todos querem ganhar, portanto é de real importância que durante uma negociação observemos os dois lados.
Processo de Comunicação e a Negociação são partes integrantes da evolução das estratégias empresariais e da própria evolução das organizações. Contudo, com o ritmo acelerado das mudanças e a intensificação do processo de globalização nas últimas décadas; além do cenário de acirramento da concorrência e necessidade de busca pela competitividade nos diversos mercados; torna-se cada vez mais necessário compreender acomplexidade que envolve a informação e os processos comunicacionais para a negociação e para a gestão estratégica das organizações.
É necessário considerar ainda que vivenciamos uma era de mudanças célebres nos mais diferentes campos do conhecimento, que nos desafiam a compreender novas abordagens e rever “paradigmas”; a exemplo das novas