Teologia
Autoatividade do Capítulo 2
1. Sob quais condições a vida cristã na Igreja atrai para esta os membros de uma comunidade?
As condições para a Igreja atrair membros são o amor para com o próximo, os hábitos e comportamentos diferenciados que permitem com que as pessoas se sintam confortáveis, o respeito com relação às suas opiniões, o afeto pelas almas demonstrado pelo tratamento interpessoal, o contraste que o cristão tem com relação ao mundo, mesmo vivendo nele.
2. Quais são os inimigos do bom relacionamento? Explique 3 deles.
Os inimigos do bom relacionamento são: espírito de crítica, intolerância, sofisticação, suspeitas, cinismo, preconceitos, reações rancorosas, orgulho, atitudes de rejeição e atitude fechada, inacessível.
Espírito de Crítica: ocorre quando a pessoa critica tudo ao seu redor, ela nunca está satisfeita com nada, nem com o que o outro diz ou faz, nem com as coisas que acontecem com ela. Sempre tem observações negativas e olhares de censura para tudo.
Cinismo: é o descaso pela moral e a prudência, ou seja, é a aversão dos valores, convicções e da fé alheia.
Preconceito: ocorre quando certas opiniões superficiais e generalizadas tomam conta do pensamento e não são desmentidas, por falta de um conhecimento aprofundado do assunto.
3. De que forma a família segundo o padrão bíblico tem sido descaracterizada pelo mundo de hoje?
O mundo hoje declara que a família é uma instituição falida, que os relacionamentos entre homens e mulheres não devem ser dirigidos rumo ao altar, ou seja, os relacionamentos devem ser passageiros e com pouco ou quase nenhum envolvimento.
Principalmente os jovens são orientados a “curtir” a vida sem preocupações futuras, apenas pensar no momento e nada mais.
4. Quais são as áreas específicas dos relacionamentos familiares citadas por Paulo entre os requisitos para o exercício do ministério do bispo e do diácono?
As áreas específicas citadas por Paulo são a liderança da casa ser