Comportamento organizacional
Indivíduo na Organização
O comportamento organizacional é o estudo dos comportamentos dos indivíduos e de seus impactos no ambiente de uma empresa. Visa trazer maior entendimento sobre as lacunas empresariais para o desenvolvimento contínuo e assertivo de soluções, afim de: reter talentos, evitar o turnover e promover engajamento e harmonia entre os stakeholders. Entre os Níveis de Estudos dos Comportamentos Organizacionais, temos o Nível Individual.
Estuda as expectativas, motivações, as habilidades e competências que cada colaborador demonstra individualmente através de seu trabalho. Assim concordando com Robbins (2002), no qual, diz-se que o comportamento dentro de uma organização é dividido em três situações. Uma delas é o indivíduo, no qual, é forma como ele age perante as diversas situações do cotidiano, se ele está disposto no serviço, recepcionando bem, de forma calorosa a fim de cativar e atrair o cliente.
Personalidade
Concordando com Gordon Allport, em que diz que “A organização dinâmica dos sistemas psicofísicos do interior do indivíduo que determinam seu ajuste individual ao ambiente”, pois a Personalidade é uma estrutura das características de cada indivíduo, tornando-nos ùnicos, distinguindo-nos de todos os outros; e o estudo sobre, permite que se tenha uma visão mais detalhada de suas características, para desenvolvê-las, conhecê-las ou diagnosticar características não desejáveis.
Portanto, conforme comprovado cientificamente que a Hereditariedade realmente têm influência como um fator que ajuda a definir a personalidade. Mas não sendo o principal motivo para a definição da personalidade no indivíduo.
Mas não apenas a hereditariedade mas como também, o ambiente em que o indivíduo convive também é um fator que tem influencia na definição da personalidade do indivíduo.
Percepção e Tomada de Decisão
Falar em percepção é falar do ser humano, nas suas relações com outros seres humanos, objetos, animais,