Comportamento Organizacional
Organizacional em uma empresa
Belo Horizonte
2011
Introdução
Na Era do conhecimento o capital intelectual se tornou um dos principais recursos para desenvolvimento das organizações. Em função das mudanças tecnológicas, políticas e sociais, as empresas estão investimento em capital humano, com o objetivo de ter um retorno mais rápido.
Os fatores clássicos de produção nos dias de hoje, conforme Edvinsson &
Malone (1998), não são mais os principais responsáveis pela criação do valor de mercado. O capital em forma de imobilizado e o trabalho na velha concepção de mão-de-obra cederam o lugar a fatores que, na falta de melhor expressão, designamos por intangíveis. Os ativos intelectuais tornaram-se os elementos mais importantes no mundo dos negócios.
Valorizar o capital humano é fundamental para a competitividade empresarial.
Pois os recursos humanos são os principais responsáveis pelo desempenho das empresas e constituem vantagens competitivas num mercado cada vez mais exigente.
Os Ativos Intangíveis e o Capital Intelectual
A aplicação do conhecimento vem impactando, sobremaneira, o valor das organizações, pois a materialização da utilização desse recurso, mais as tecnologias disponíveis e empregadas para atuar num ambiente globalizado, produzem benefícios intangíveis que agregam valor às mesmas. Mas, a definição de Capital Intelectual abrange vários elementos intangíveis, além do próprio Capital Humano.
Para que exista o Capital Intelectual, ou seja, para que ele seja produzido têmse três fatores ocultos que os autores Edvinsson e Malone (1998:9) relacionam como: -
Capital humano: composto pelo conhecimento, expertise, poder de inovação e habilidade dos empregados, além dos valores, cultura e a filosofia da empresa.
- Capital estrutural: inclui equipamentos de informática, softwares, banco de dados patentes, marcas registradas e tudo o mais que apóia a