Comportamento Organizacional
Comportamento Organizacional é o estudo dos comportamentos dos indivíduos e de seus impactos no ambiente de uma empresa. Visa trazer maior entendimento sobre as lacunas empresariais para o desenvolvimento contínuo e assertivo de soluções, afim de: reter talentos, evitar o turnover e promover engajamento e harmonia entre os stakeholders. Entender o comportamento organizacional é fundamental na dinâmica de manutenção e melhoria da gestão de pessoas, pois baliza o trabalho dos líderes e confere a estes a possibilidade de prever, e especialmente evitar problemas individuais ou coletivos entre os colaboradores. O CO nos ajuda a entender melhor uma das funções mais importantes da Administração, a Direção. O foco são os aspetos intrapessoais, onde o indivíduo é a unidade de análise. O CO tem grande relação com o RH, que a partir dele desenvolve ferramentas e técnicas de gestão de pessoas. A sua origem vem da Escola de Relações Humanas, na década de 30, com a experiência de Hawthorne. Realizada em Chicago-EUA, pelo médico e sociólogo Elton Mayo, a experiência consistia em fazer testes na linha de produção, na busca por variáveis que influenciassem, positiva ou negativamente, a produção. Suas conclusões mais importantes são:
Integração social como determinante da produção, ou seja, quanto maior sua integração social no grupo maior será sua vontade de produzir, ao contrário do que dizia a Escola Clássica, que coloca fatores físicos como determinantes.
Comportamento do empregado é baseado no comportamento dos grupos e organizações informais, cada empregado não age isoladamente.
As necessidades psicológicas e sociais e a atenção para novas formas de recompensa e sanções não-materiais.
O despertar para as relações humanas dentro das organizações.
A ênfase nos aspectos emocionais e não-racionais do comportamento das pessoas.
A importância do conteúdo dos cargos e tarefas para as pessoas, eram realizadas trocas de posição para