Comportamento Organizacional
Estas regras são crenças, tradições e valores que norteiam os relacionamentos sociais da organização, fazendo com que todas as decisões sejam baseadas nesses princípios.
É notória a imprevisibilidade que o mercado vive hoje, trazendo constantes mudanças para o cenário organizacional. Com isto a cultura da organização constantemente tem que mudar para se adequar e acompanhar essas mudanças.
A cultura de uma organização não pode ser estática, fazendo com que a organização seja ultrapassada, pelo contrário, a organização precisa reciclar continuamente sua cultura, sem perder, é claro, sua originalidade.
Mudança organizacional pode ser definida como qualquer transformação de natureza estrutural, estratégica, cultural, tecnológica, humana ou de qualquer outro componente, capaz de gerar impactos na organização.
As mudanças dentro das organizações podem ocorrer de diversas formas, dimensões e velocidades. Tudo depende da situação da organização e das circunstâncias que a cercam. As organizações mudam devido à crescente competitividade, cumprir novas leis ou regulamentações, introduzir novas tecnologias ou atender às variações nas preferências de consumidores ou de parceiros, etc.
De acordo com Chiavenato (1999), são quatro os principais tipos de mudanças organizacionais:
1. Mudanças apenas na estrutura organizacional, afetam a estrutura propriamente dita, as redes de comunicação e níveis hierárquicos.
2. Mudanças na tecnologia, afetam diretamente as máquinas, equipamentos, instalações, processos organizacionais.
3. Mudança dos produtos e serviços, afetam os resultados ou saídas da organização.
4. Mudança nas pessoas e na cultura da organização, provocam alterações nos comportamentos, atitudes, expectativas, aspirações e necessidades, afetam