Comportamento Organizacional
No desenvolvimento do nosso trabalho vamos abordar o comportamento organizacional, os sistemas abertos e fechados, as inovações tecnológicas, o trabalho em equipe, a liderança, percepção e comunicação, eficiência e eficácia, temas que vão nos ajudar a compreender as organizações de um ponto de vista mais técnico e onde podemos melhorar para ajudar no crescimento da organização na qual fazemos partes. Vamos perceber também que com um bom trabalho em equipe, uma boa liderança, podemos desenvolver conhecimentos e ir muito além do que achamos que somos capazes.
CAPITULO1
Definição de Comportamento Organizacional.
Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional. O comportamento organizacional estuda três determinantes do comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura, com o objetivo de que as organizações trabalhem mais eficácia. Em outras palavras, o Comportamento Organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho destas organizações. Embora haja alguma controvérsia sobre a importância relativa de cada um deles, o comportamento organizacional inclui tópicos como motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, administração de conflitos, planejamento do trabalho e estresse no trabalho. De forma geral, estes serão os tópicos abordados durante o nosso curso.
Quadro comparativo entre Sistema Fechado e Sistema Aberto.
Autor Sistema Aberto Sistema Fechado
Chiavenato (1987) “sistemas abertos: são os sistemas que interagem com o meio ambiente que os circundam. Sendo assim, os