Comportamento organizacional
ARINE RODRIGUES
ADMINISTRAÇÃO 7ª FASE
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
O comportamento humano nos últimos anos está cada vez mais sendo trabalhado, pois as pessoas são diferentes e têm comportamentos diferentes, isso se faz entender o comportamento organizacional ajuda a prever, explicar e compreender os comportamentos.
As pressões sobre as empresas são cada vez maiores, exigindo das pessoas e principalmente de seus gerentes maneiras diferentes e seguras de se alcançar melhores resultados. Os gerentes estão tendo cada vez mais que dar respostas a situações complexas onde exigem diferentes habilidades. As pressões de tempo, satisfação do cliente redução de custos, entre outras, estão presentes no dia-a-dia. Diante disso e de tanta concorrência no mercado os gerentes tem passado a dar mais importância ao comportamento humano.
As nossas características pessoais podem facilitar ou dificultar o processo perceptivo. A partir da percepção do meio social e dos outros, vamos organizando as informações recebidas e as relacionadas com afetos positivos ou negativos. As atitudes são aprendidas e modificadas, por isso grandes empresas investem em treinamentos e cursos para seus funcionários de motivação profissional.
A maneira de como vemos a vida depende de nossos valores, como as pessoas têm seus valores é o ponto de partida para uma relação saudável ou não, as organizações se constroem sobre seus valores. Na empresa moderna é nítida a preocupação e importância dos grupos para o alcance de melhores resultados, e isto ocorre em todos os níveis da hierarquia. Os grupos se formam nas empresas com base no agrupamento por função ou no agrupamento por fluxo de trabalho.
Vários são os fatores que podem impedir um bom rendimento do grupo, como o seu tamanho, o grau de motivação de seus membros, a falta de coesão, dificuldades de comunicação e até mesmo normas restritivas ao seu bom funcionamento.
Conclui-se que funcionários em alta pressão em