comportamento organizacional
Existem quatro teorias da personalidade :
- Traços da personalidade
- Teoria psicodinâmica
- Teoria humanística
- Abordagem integrativa
A teoria dos traços
A teoria dos traços parte do princípio de que para entendermos os indivíduos é preciso que literalmente segmentemos os padrões de comportamento em uma série de traços observáveis .
Um grupo significativo de pesquisadores no campo organizacional concluiu que era possível reduzir todos os traços sugeridos em cinco fatores e que passaram a ser chamados de Big Five :
- Extroversão-pessoa tímida porém sociável
- Agradabilidade- pessoa agradável
- Consciência- pessoa trabalhadora, organizada, confiável
- Estabilidade emocional- pessoa calma, autoconfiante
- Abertura a experiência- pessoa criativa, curiosa, culta
Teoria Psicodinâmica
Baseada no trabalho do psicanalista Sigmund Freud. Esta teoria enfatiza especialmente o inconsciente humana como determinante do comportamento .
Freud via a personalidade como resultante de três elementos :
Id- é o elemento mais antigo, a fonte dos instintos e impulsos
Superego- é o mesmo que consciência e que tem os valores e diz o que devemos ou não fazer .
Ego- administra o conflito entre o Id e o Superego, nessa ocasião o ego busca o que na psicologia se chama de solução de compromisso .
Percepção e concepção
As percepções são imagens, as descrições interiores, a nossa maneira de interpretar o mundo que nos cerca . esta vinculada ao presente um acontecimento próximo, que você lhe traz uma opinião e esta opinião é sua percepção do acontecido, quando digo acontecimento próximo quero dizer que um dos seus sentidos adquiriu informações para formação de opinião.
Exemplo de percepção seguindo o da concepção, é o de se deparar com um receituário de um nutricionista para se alimentar em certos horários ou mesmo ter um trabalho que você julgará os horários de pausa mais adequados para fazer, com certeza você terá uma visualização esclarecida