comportamento organizacional
Cultura organizacional é um sistema de valores compartilhados pelos seus membros, em todos os níveis, que diferencia uma organização das demais. Quanto mais se entende a cultura de uma empresa, maior a chance de sobrevivência no mercado. Abaixo foram citados três conceitos de grande importância na cultura organizacional (atributos visíveis, valores compartilhados, rituais).
O primeiro são os Atributos visíveis de uma cultura organizacional, eles podem ser exemplificados pelos uniformes, os mobiliários, a logomarca da empresa, os símbolos e as patentes. Exemplo disso é a empresa Petrobrás, que tem seu símbolo como resultado de estudos rigorosos de comunicação visual, realizados por profissionais de estratégia, marketing e design. O objetivo dela é alcançar uma personalidade própria e uma imagem diferenciada para a empresa.
O segundo conceito são os Valores compartilhados, que se referem àquilo que as pessoas acreditam ser importantes para a empresa, como comportamentos ou atitudes em relação ao trabalho em equipe. Tais valores estão inseridos em todos os níveis organizacionais, direcionando o jeito de agir dos indivíduos da organização. A empresa onde trabalho atualmente (Renovar Celulares), os valores são aplicados de uma forma que são percebidos por todos, ou seja, todos sabem que existem regras e que elas devem ser cumpridas para que o trabalho em equipe seja desenvolvido de forma produtiva e de acordo com as normas da empresa.
Já o terceiro são os Rituais, que possuem sequências repetitivas de atividades que expressam e reforçam os valores centrais da organização, quais objetivos são mais importantes, quais pessoas importam e quais são dispensáveis. Como por exemplo, uma empresa de telemarketing (vivo) que trabalhei, onde todos os supervisores juntamente com sua equipe se reúnem todas as manhas antes de começar o expediente para fazer uma oração, pedindo força, união, sabedoria e paciência, para que o dia seja tranquilo e