Comportamento Organizacional
Organizacional
Você saberia apontar as diferenças entre personalidade e características pessoais?
De acordo com o Livro-Texto, a personalidade é composta justamente por características estáveis, ou seja, características únicas que podem ser reconhecidas em qualquer situação em que o indivíduo esteja.
Há quem diga que a personalidade está diretamente ligada à hereditariedade, aliás, existem estudos a respeito e discussões sobre esta possibilidade. Por exemplo, a de gêmeos separados na maternidade que apresentam características idênticas, mesmo sem terem convivido. Essa é uma questão pontual para os estudos em comportamento humano.
De qualquer forma, a personalidade não é formada apenas por características individuais e/ ou por aspectos hereditários. Os estudos sobre aspectos ambientais também servem como referência para a composição da personalidade, visto que influências familiares, educacionais e de grupos dos quais o indivíduo participe podem contribuir para sua formação.
CONTEÚDOSEHABILIDADES
9
Para tanto, Caravantes, Caravantes e Kloeckner (2008) destacam quatro teorias da personalidade, explicando com detalhes o processo de formação da personalidade.
1. Teoria dos Traços
A teoria dos traços é definida pela determinação de padrões de comportamento segmentados em traços. Este estudo permite um maior entendimento dos indivíduos. No entanto, com o passar dos anos, essa teoria abarcou e identificou diversos traços distintos e relevantes para a formação da personalidade, o que trouxe como consequência dificuldades nos estudos.
Recentemente, como salientam Caravantes, Caravantes e Kloeckner (2008), um grupo de pesquisadores em Comportamento Organizacional concluiu que era possível reduzir as centenas de traços definidos em apenas cinco fatores, conhecidos como “Big Five”:
• Extroversão: sociável e assertivo.
• Agradabilidade: cooperativo, agradável.
• Consciência: organizado e confiável.
•