comportamento organizacional
E uma disciplina emergente que tem por objetivo gerar,compartilhar e utilizar o conhecimento tácito e explicito dos indivíduos e das comunidades em seu desenvolvimento . Isto se centrou na necessidade de administrar o conhecimento organizacional e as aprendizagens organizacionais como mecanismos básicos para o fortalecimento de uma região ou espaço em relação com as visões de futuro que vão determinar seus planos estratégicos de desenvolvimento no médio e longo prazo.
Capital intelectual e a posse de conhecimentos, experiências aplicada,tecnologia organizacional ,destrezas profissionais ,um conjunto de ativos intangíveis .Isto é , é o conjunto de atribuições não matérias que se entendem como o principal ativo das organizações.
Falando em conhecimentos, há dois tipos básicos que podem ser aplicados pelo ser humano: o explicito e o tácito.O conhecimento explicito é o mais fácil de ser colocados em palavras,registrado e documentado .E facilmente adquirido por meio de leituras de manuais,livros e artigos,por exemplo.Quando falamos das funcionalidades de um sistema de um processo produtivo ,tratamos do conhecimento explicito.
O segundo tipo – o tácito – é o mais difícil de ser colocado em palavras e é adquirido apenas co m pratica .O conhecimento tácito é aquele que só conseguimos mostrar ao usar . Um líder sua equipe ,um medico realizando um diagnostico ou um vendedor fechando uma venda difícil,são exemplos desse tipo de conhecimento.È difícil de explicar e só se aprende com experiência
Para as empresas,a gestão do conhecimento pode ser de grande valia ,pois contribui para a geração de valor ,otimização das operações e para a melhora do atendimento ao cliente final .Por isso deve ser aplicado nas empresas .Uma vez disseminado , o conhecimento por um engenheiro que opera uma plataforma de petróleo em alto mar tem uma experiência riquíssima que deve ser aproveitada .E preciso reconhecer e disseminar esse conhecimento para que