Comportamento organizacional
Centro de Educação a Distância
Curso Superior de Tecnologia em Logística
Comportamento Organizacional
Renato de Souza Mendonça – RA 8944170717
Comportamento Organizacional
Profª. Ma. Cristiane Vinholi de Brito
Macaé – Polo 7131 – Turma E10
14 de Abril de 2012
Sumário
Capítulo 2 7
Capítulo 3 10
Capítulo 4 12
Conclusão 14
Referências 16
Introdução
Para administrar uma empresa, atualmente, não são necessárias apenas as funções básicas de um gestor, como planejar, organizar e controlar requer, ainda, a compreensão do comportamento individual e dos grupos no seu local ou ambiente de trabalho. Deste modo, é possível compreender que o estudo da relação entre os indivíduos e outros elementos, como propósitos, estrutura e tecnologia, que completam a organização, é fundamental para a sobrevivência de qualquer instituição, então, surge um campo de estudo que investiga os impactos que os indivíduos, os grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro de uma organização.
O comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas e aplica esse conhecimento obtido para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente.
Uma organização consegue atingir plenamente seus objetivos quando as tarefas que a mesma tem que desempenhar são realizadas com eficácia e com eficiência. Por isso, é necessário que o administrador conheça profundamente os melhores métodos de produção, as atuais condições de mercado, do que a população está precisando, onde estão os funcionários mais competentes, enfim, aquilo que é essencial para que se produza com eficiência e eficácia. Fazer a coisa certa de forma certa é a melhor definição de trabalho eficiente e eficaz.
A eficiência envolve a forma com que uma atividade é feita, enquanto a eficácia se