comportamento organizacional
Relações Étnico-Raciais no Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana
O sabão é um produto tensoativo usado em conjunto com água para lavar e limpar. Sua apresentação é variada, desde barras sólidas até líquidos viscosos, e também pó. Do ponto de vista químico, o sabão é um sal de ácido graxo. Tradicionalmente, o sabão é produzido por uma reação entre gordura e hidróxido de sódio e de potássio e carbnato de sódio, todos álcalis (bases) historicamente lixiviados das cinzas de madeiras de lei. A reação química que produz o sabão é conhecida como saponificação. Muitos produtos de limpeza atuais não são tecnicamente sabões, mas detergentes, de produção mais barata e simples.
Assinale a alternativa CORRETA que indica uma das técnicas utilizadas pelos africanos para fazer sabão. O sabão era produzido com uma mistura de gordura animal e vegetal, com soda do tipo cáustica; esta era realizada com cinzas de madeira e colocadas molhadas em um pano e deixando gotejar lentamente. Havia o sabão de coco e de óleo de dendê. O sabão era produzido com restos de gordura animal contaminada com cinzas uma espécie de ‘coalho’ branco que flutuava sobre a mistura. Muitas vezes eram acrescentados pequenos animais moribundos em oferendas a deuses pagãos. O sabão era produzido a partir de óleos e gorduras através de reações de saponificação. "Sapo" vem do latim, que significa sabão. Era aquecido lentamente em banho-maria, agitando constantemente com um bastão de vidro. O sabão era produzido do óleo de cozinha, colocando a água para ferver a aproximadamente 70º Celsius. Antes de levantarem a fervura, era retirado do fogo e adicionado a água de coco ou óleo de dendê à soda cáustica.
Múltipla escolha (Resposta única)
Próxima Questão >
Questão 2
Tempos e Métodos Aplicados à Produção
Antes de considerarmos o trabalho através do lean, devemos avaliar as ferramentas que operacionalizam este trabalho e que elas são destinadas. De acordo com Dennis