Comportamento Organizacional
Michelle Bezerra
Priscila de Melo
Mayara Malavazzi
1. Como e quais tipos de cultura organizacional podem favorecer o envolvimento e o comprometimento?
Em cada organização encontramos um tipo de cultura organizacional diferenciada, através de normas que definem os valores e atitudes, com base nos hábitos e crenças estabelecidos.
Quando existe uma cultura que estimula os riscos, é humana, de fácil convívio e sempre voltada para o crescimento, podemos dizer que ela é considerada uma cultura aberta.
Temos, como exemplo, a cultura de comunidade que favorece o envolvimento e o comprometimento do indivíduo, pois dispõem de uma alta sociabilidade e alta solidariedade, considerada empreendedora, valorizando a formação de profissionais, visando formar bons discípulos para a sua liderança.
2. Compare (isto é, apontar semelhanças e diferenças), as principais mudanças ocorridas no mundo do trabalho nas décadas de 60, 80 e a partir de 2000, quanto aos aspectos de Valores, atitudes e autoridade. Qual o conceito predominante de liderança em cada uma destas épocas?
No mundo do trabalho iremos analisar basicamente quatro tipos de gerações por ela composta, sendo: Veteranos (década de 50 a início da de 60), Boomers (década de 70 e início da de 80), Geração X (década de 90 a início da de 2000) e Geração da Tecnologia ou Geração Y (a partir do ano 2000).
A época, questões socioeconômicas e diferentes valores influenciaram tais gerações a adaptar-se e serem diferentes, preservando algumas características e repugnando outraspor sua vez.
No caso dos Veteranos que basicamente cresceram entre duas guerras mundiais, tiveram como sua base o conservadorismo, o valor e respeito à hierarquia e disciplina. Lealdade e comprometimento eram fundamentais no trabalho. Procuram estabilidade e são conformistas, dando importância a uma vida confortável e segurança da família.
Sua liderança pode ser classificada como