Comportamento organizacional
Começaremos definindo sucintamente o termo “organização”. Empresas são organizações, bem como escolas, hospitais, igrejas, clubes e todos os órgãos públicos.
Uma organização é uma unidade social conscientemente coordenada, composta de duas ou mais pessoas, que funciona de maneira relativamente contínua, para atingir um objetivo comum.
As pessoas que supervisionam as atividades das outras e que são responsáveis pelo alcance dos objetivos nessas organizações são os administradores. Eles tomam decisões, alocam recursos e dirigem as atividades de outros com o intuito de atingir os objetivos de uma organização. O trabalho dos administradores pode ser examinado a partir das funções que desempenham, dos papéis que assumem ou das habilidades que demonstram.
DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Comportamento Organizacional, é o reconhecimento da importância do desenvolvimento das habilidades interpessoais dos executivos, está intimamente relacionado com a necessidade das organizações em conseguirem funcionário com alto desempenho. Isso se torna particularmente crucial em um mercado bastante disputado. As empresas com reputação de bons locais de trabalho levam vantagem. Um recente estudo foi realizado sobre a força de trabalho nos Estados Unidos e revelou que os salários e benefícios não são os motivos pelos quais uma pessoa gosta de seu emprego. Muito mais importante é a qualidade do trabalho exercido e o apoio recebido em seu ambiente de tralho, pois ter executivos com boas habilidades interpessoais é o mesmo que garantir um ambiente de trabalho mais agradável, que por sua vez facilita a contratação e a manutenção de pessoas qualificadas.
Segundo os escritores John A. Wagner III e John R. Hollenbenek (Comportamento Organizacional Criando Vantagem Competitiva), comportamento organizacional é um campo de estudos voltado a prever, explicar e modificar o comportamento humano no contexto das empresas. Ele cita três