Comportamento organizacional
“A educação se divide em duas partes: educação das habilidades e educação das sensibilidades...”
“Sem a educação das sensibilidades, todas as habilidades são tolas e sem sentido.” Rubem Alves
COMPORTAR = SUPORTAR, TOLERAR, ADMITIR, PODER CONTER EM SI
INDIVÍDUO = POR DEFINIÇÃO É UM SER BIOPSIQUICOSSOCIAL – TRÍPLICE ORIGEM: BIOLÓGICO, PSÍQUICO E SOCIAL E PODE SER ESTUDADO NESSAS 3 ESFERAS, MAS A SEPARAÇÃO É APENAS DIDÁTICA, O INDIVÍDUO, É UNO.
A ideia de Comportamento Organizacional surgiu do desejo e vontade de melhorar a produtividade e a satisfação no trabalho.
Conceito de CO Consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes de indivíduos e grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional. Para resumir essa definição, podemos dizer que o comportamento organizacional se preocupa com o que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas. O comportamento organizacional inclui tópicos como motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado e desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, conflitos, planejamento do trabalho e estresse no trabalho.
Propósitos As finalidades do Comportamento Organizacional correspondem à explicação, previsão e controle do comportamento humano:
• A explicação refere-se a identificação das causas ou razões que impulsionaram determinados fatos/ acontecimentos/ fenômenos.
• A previsão está direcionada para eventos futuros estabelecendo os resultados alcançados através de uma ação específica.
• O controle apresenta-se como um objetivo controverso, pois há em si uma dificuldade em