Comportamento organizacional
O que é personalidade?
Quando um psicólogo fala sobre personalidade, refere-se a um conceito dinâmico que descreve o crescimento e o desenvolvimento de todo o sistema psicológico de um indivíduo. Mais do que analisar aspectos de uma pessoa, a personalidade se refere a um total agregado que é maior do que a soma das partes. Vamos considerar a personalidade como a soma total das maneiras como uma pessoa reage e interage com as demais.
Determinantes da personalidade
A personalidade de um indivíduo adulto é considerada, de maneira geral, como o resultado dos fatores ambientais e hereditários, moderados pelas condições situacionais.
Hereditariedade
A hereditariedade se refere a todos os fatores determinados na concepção,
A abordagem hereditária argumenta que a explicação definitiva para a personalidade de um indivíduo está na estrutura molecular de seus genes, localizados nos cromossomos.
Três pesquisas importantes na determinação da personalidade de uma pessoa:
O primeiro deles estuda os fundamentos genéticos do comportamento e temperamento humano entre crianças pequenas.
O segundo estuda irmãos gêmeos separados no nascimento.
O terceiro, a coerência na satisfação com o trabalho no decorrer do tempo e em diferentes situações.
Se as características de personalidade fossem completamente ditadas pela hereditariedade, elas seriam determinadas no nascimento e nenhuma experiência poderia alterá-las. Se você foi calmo e dócil quando criança, por exemplo, isto seria resultado de seus genes e não haveria qualquer possibilidade de mudança destas características. Mas as características da personalidade não são completamente ditadas pela hereditariedade.
Ambiente
O ambiente ao qual estamos expostos tem um papel importante na formação de nossa personalidade.
Uma consideração cuidadosa sobre os argumentos que defendem a hereditariedade ou o ambiente como determinantes primários da personalidade leva à conclusão de que